Dia Mundial da Saúde
“Nosso planeta, nossa saúde” é o tema de 2022 definido pela OMS para comemorar o Dia Mundial da Saúde e promover discussões acerca do tema que contribuam para uma maior qualidade de vida da população mundial.
No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, data em que foi instaurada a Organização Mundial da Saúde, durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde, em 1948. Essa data tem como objetivo conscientizar a respeito da qualidade de vida da população e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. A cada ano, um tema é adotado, e esses temas refletem alguns dos principais problemas relacionados à saúde que afetam a população mundial.
De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), as mudanças climáticas são a maior ameaça à saúde global do século 21, tanto no que tange aos impactos diretos, como: ondas de calor, secas, tempestades e elevação do nível do mar; como impactos indiretos: doenças transmitidas por vetores e das vias aéreas, insegurança alimentar e hídrica, desnutrição e deslocamentos forçados.
Estudos apontam que a poluição do ar mata 13 pessoas a cada minuto, seja por câncer de pulmão, doenças cardíacas ou derrames. As mudanças climáticas são uma ameaça, causando doenças como câncer, asma, doenças cardíacas e doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue. O aumento das temperaturas e as inundações causadas pelas mudanças climáticas colocarão mais de 2 bilhões de pessoas em risco de infecção por dengue.
Faça sua parte e adote hábitos mais saudáveis, como a prática de exercícios físicos, alimentação balanceada e uma boa hidratação. Esses hábitos são a chave para prevenir problemas no futuro e conquistar uma boa qualidade de vida.