Sensações de paladar, temperatura e dor estão neurologicamente ligadas
Pesquisadores sugerem que sensações de paladar, temperatura e dor estão neurologicamente ligadas. Eles explicaram que o cérebro também agrupa essas sensações como agradáveis ou aversivas, potencialmente oferecendo novas percepções sobre como os cientistas podem entender melhor a resposta do corpo e o tratamento da dor. O artigo publicado no The Journal of Neuroscience examinou como sensações relacionadas ao gosto, temperatura e dor interagem no cérebro.
Os pesquisadores descobriram que em um circuito de cérebro médio há uma representação muito ordenada de hedônicos de sabor e temperatura - se algo é prazeroso ou aversivo - dependente da entrada dessas células de temperatura/dor. Isso sugere que o cérebro está realmente usando células comuns para representar informações de diferentes sentidos onde há relações entre os sentidos. Uma vez que a dor tem ligações com a detecção da temperatura, esses resultados podem fornecer pistas sobre como sinais de temperatura ou dor podem interagir com outros sentidos, o que pode ser importante para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para o gerenciamento da dor.
Essa descoberta oferece novas percepções sobre como esses sentidos interagem, o que pode ter implicações na forma como os cientistas entendem as respostas do cérebro a estímulos que causam dor.