Atuação dos fisioterapeutas nos Jogos Olímpicos de Inverno
A última edição dos Jogos Olímpicos de Inverno foi realizada este ano em fevereiro, na cidade de Pequim. 2.871 atletas representando 91 equipes participaram da competição.
Os fisioterapeutas são fundamentais não apenas na avaliação e gerenciamento de lesões, mas também na prevenção delas, mantendo suas equipes seguras e no caminho da vitória.
O trabalho de fisioterapeuta geralmente começa antes que as equipes sejam selecionadas, o trabalho com os esportistas é focado na prevenção de lesões, bem como no tratamento de lesões e na aceleração da recuperação após uma lesão.
Segundo especialistas na área, as lesões mais comuns no mundo do esporte são: entorse de tornozelo, contusão, fraturas por estresse, tendinite, bursite e a lombalgia. As consequências causadas por essas lesões vão desde dor e desconforto até a incapacidade de treinar ou praticar o esporte
As intervenções mais comuns realizadas durante o treinamento para uma competição como os jogos olímpicos são:
• Prescrição de exercícios
• Tratamentos para ajudar na cicatrização de tecidos moles
• Manipulação articular
• Taping
• Crioterapia, terapia de calor e eletroterapia
No caso de os jogos serem realizados em baixas temperaturas, é importante fazer um programa de aquecimento e preparação muscular ainda melhor e mais longo do que em temperaturas mais quentes, para evitar lesões de estiramento muscular e entorses.
A PUC-Rio oferece dois cursos de especialização nessa área: Fisioterapia em Terapia Intensiva e Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva.