RJ reduz para 5 dias o tempo de isolamento de pessoas com Covid-19 assintomáticas
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro reduziu para cinco dias o período de isolamento para pessoas que testarem positivo para a Covid-19 e se mantiverem assintomáticas. No entanto, o documento deixa claro que essas pessoas precisam fazer uso “contínuo e rigoroso” de máscara e deve-se avaliar “o perfil de contato com outras pessoas fora do isolamento”. No caso de pessoas que testarem positivo para o coronavírus e estiverem com sintomas, devem se manter em isolamento por, no mínimo, sete dias. Se, após este período o paciente ainda estiver com sintomas, precisará permanecer sem contato com outras pessoas e ser testado com resultado negativo para então voltar à vida normal.
Os especialistas reforçam que quem tiver contato com casos positivos da doença também precisa ser testado, permanecer com uso correto da máscara e ficar atento ao surgimento de sintomas.
Ainda segundo o documento liberado pela secretaria, todos os profissionais de saúde poderão preencher a solicitação de testagem mesmo sem realização de consulta médica para desburocratizar e facilitar o processo. Além disso, fica proibida “a circulação de funcionários, colaboradores e acompanhantes sem dose de reforço nas unidades de saúde.”
As medidas tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro seguem as orientações que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos publicou no dia 5 de dezembro. No entanto, os especialistas acreditam que se não houver testagem em massa e acesso amplo a diagnóstico, a medida não funcionará e pode haver aumento do número de casos de coronavírus.