Acrescentar nozes à dieta pode ajudar a reduzir o colesterol "ruim"
Dieta enriquecida com noz-pecã pode reduzir os níveis de colesterol. A pesquisa publicada no The Journal of Nutrition mostrou que participantes em risco de doença cardiovascular que comeram nozes durante uma intervenção de oito semanas mostraram melhorias significativas no colesterol total, triglicerídeos e lipoproteína de baixa densidade (LDL), ou colesterol "ruim".
Os pesquisadores viram uma queda média de 5% no colesterol total e entre 6% e 9% no LDL entre os participantes que consumiram nozes. Os pesquisadores explicaram que a adição de nozes à dieta não apenas produziu uma redução maior e mais consistente no colesterol total e LDL em comparação com muitas outras intervenções no estilo de vida, mas também pode ser uma abordagem mais sustentável para a saúde a longo prazo.
Algumas pesquisas mostram que mesmo uma redução de 1% no LDL está associada a uma pequena redução no risco de doença arterial coronariana, então essas reduções são significativas do ponto de vista clínico.
Os pesquisadores ressaltaram a importância das propriedades bioativas conhecidas das nozes como possíveis mecanismos que impulsionam as melhorias. Além disso, são ricas em ácidos graxos saudáveis e fibras, ambos associados à redução do colesterol.