Vitamina K pode melhorar a saúde do coração

Pessoas que adotam uma dieta rica em vitamina K possuem um risco até 34% menor de desenvolver doenças cardiovasculares relacionadas à aterosclerose (condições que afetam o coração ou os vasos sanguíneos). O estudo publicado no Journal of the American Heart Association descobriu que as pessoas com maior ingestão de vitamina K1 tinham 21 por cento menos probabilidade de serem hospitalizadas com doenças cardiovasculares relacionadas à aterosclerose. Para a vitamina K2, o risco de ser hospitalizado foi 14% menor.

Os pesquisadores explicaram que existem dois tipos de vitamina K encontrados nos alimentos que comemos: a vitamina K1 vem principalmente de vegetais com folhas verdes e óleos vegetais, enquanto a vitamina K2 é encontrada na carne, ovos e alimentos fermentados, como queijo. O risco de desenvolver a patologia foi observado para todos os tipos de doenças cardíacas relacionadas à aterosclerose, particularmente para doença arterial periférica em 34%.

Os pesquisadores acreditam que embora mais pesquisas sejam necessárias para entender completamente o processo, acreditamos que a vitamina K atua protegendo contra o acúmulo de cálcio nas principais artérias do corpo, levando à calcificação vascular. Eles acreditam que a próxima fase da pesquisa envolverá o desenvolvimento e o aprimoramento de bancos de dados sobre o teor de vitamina K2 dos alimentos. E mais pesquisas serão realizadas sobre as diferentes fontes dietéticas e os efeitos dos diferentes tipos de vitamina K2.

Fonte: https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/JAHA.120.020551