Dieta ocidental rica em gordura pode causar dor crônica
Dieta ocidental com alto teor de gordura pode aumentar dor crônica inflamatória e neuropática em pacientes com doenças como diabetes ou obesidade, aponta o artigo publicado na revista Nature Metabolism.
Os pesquisadores explicam que as mudanças na dieta podem reduzir significativamente ou até mesmo reverter a dor de condições que causam inflamação - como artrite, trauma ou cirurgia - ou dor neuropática, como diabetes. A nova descoberta pode ajudar a tratar pacientes com dor crônica simplesmente alterando a dieta ou desenvolvendo medicamentos que bloqueiam a liberação de certos ácidos graxos no corpo.
Geralmente, os alimentos não saudáveis ricos em gorduras poliinsaturadas ômega-6 incluem lanches processados, fast food, bolos e carnes gordurosas e curadas, entre outros. Os resultados da pesquisa mostraram que a reversão dessa dieta, especialmente reduzindo o ômega-6 e aumentando os lipídios do ômega-3, reduziu muito essas condições de dor.
Além disso, a equipe responsável percebeu que os níveis cutâneos de lipídios ômega-6 em pacientes com dor neuropática do diabetes tipo 2 estavam fortemente associados aos níveis de dor relatados e à necessidade de tomar analgésicos.