Estudo confirma a segurança e eficácia da vacinação COVID-19 em pessoas com câncer

Pesquisadores confirmam segurança e eficácia da vacinação COVID-19 em pessoas com câncer. O estudo publicado na revista Cancer Cell analisou as taxas de soroconversão após a vacinação com COVID-19 entre pacientes com câncer e apontou que, após a vacinação completa, 94% dos pacientes em geral demonstraram soroconversão, que foi determinada pela presença de anticorpos para a proteína spike SARS-CoV-2.

As taxas de resposta foram muito altas entre os pacientes com tumores sólidos e foram menores em pessoas com certos tipos de câncer no sangue, mas mesmo a maioria desses pacientes apresentou uma resposta imunológica.

A equipe responsável pelo estudo explicou que os efeitos colaterais da vacinação observados nessas populações não foram substancialmente piores do que em outros grupos. Nenhum paciente teve que ir para a sala de emergência ou ser admitido no hospital por causa dos efeitos colaterais das vacinas.

Os pesquisadores acreditam que este estudo deve ajudar as pessoas a se sentirem seguras de que essas vacinas funcionam muito bem, mesmo em quem está recebendo quimioterapia ou imunoterapia, e confirma que não há necessidade de os pacientes esperarem pela vacinação até que terminem sua quimioterapia ou imunoterapia.

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1535610821002853?via%3Dihub