Vacinas de mRNA de COVID-19 são capazes de criar resposta imune em mulheres grávidas e lactantes

Mulheres grávidas com COVID-19 sintomático apresentam maior risco de admissão em unidade de terapia intensiva e ventilação mecânica em comparação com mulheres em idade reprodutiva não grávidas. Aumentos de nascimentos prematuros e natimortos também foram observados em gestações complicadas por infecção viral.

O estudo exploratório e descritivo publicado no Journal of the American Medical Association mostrou que as vacinas de mRNA de COVID-19 são imunogênicas em mulheres grávidas e lactantes. A equipe responsável pela pesquisa avaliou a imunogenicidade das vacinas de mRNA COVID-19 em mulheres grávidas e lactantes que receberam Pfizer ou Moderna COVID-19.

Os pesquisadores descobriram que ambas as vacinas desencadearam respostas imunológicas nessas mulheres. Outras análises revelaram que os anticorpos da vacina materna são transferidos para o sangue do cordão umbilical e o leite materno do bebê.

Além dessa descoberta, os pesquisadores perceberam que as respostas de anticorpos induzidas pela vacina foram maiores do que as respostas de anticorpos vistas após infecções por COVID-19.

Fonte: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2780202