Principais sintomas da variante Delta do coronavírus
A variante delta do coronavírus é um dos principais motivos do agravamento recente da pandemia da Covid-19 em países onde a vacinação está avançando bastante. Com esse crescimento, novos estudos científicos mapeiam as diferenças entre essa cepa indiana (chamada de Delta pela OMS) e outras variantes do coronavírus.
Pesquisadores apontam que os sintomas mais comuns causados pela nova cepa são mais associados a um “forte resfriado”. Em vez da tosse e perda de olfato ou paladar, como se costumava observar na origem do Sars-Cov-2, a variante Delta causa sobretudo dores de cabeça, dor de garganta, coriza e também febre.
Uma das preocupações das autoridades de saúde é que, como os sintomas dessa cepa são muito semelhantes aos de um resfriado comum, muitas pessoas sequer percebem que estão com Covid da variante Delta, e acreditam estar meramente resfriadas, sem tomar medidas preventivas para impedir o contágio de outras pessoas.
Estima-se que a variante Delta seja de 30% a 60% mais transmissível que outras variações do coronavírus. No Reino Unido, ela já se tornou dominante, respondendo por 90% dos novos casos.
Os pesquisadores explicam que essa nova mutação se trata do conjunto de "aprimoramentos" genéticos que facilitam o espalhamento e a invasão do vírus no corpo humano.