Diferença de proteção de acordo com tipo de máscara
Estudo publicado na Science Advances analisou 14 tipos de máscaras comumente disponíveis no mercado e avaliou sua eficácia na proteção contra o coronavírus. Os resultados mostraram que a mais eficaz é a N95, usada por profissionais de saúde. Máscaras cirúrgicas de três camadas e as de algodão também tiveram um bom desempenho.
Os resultados mostraram que as máscaras profissionais N95 reduziram a transmissão de gotículas para menos de 0,1%. As máscaras cirúrgicas de três camadas ou de polipropileno vieram em seguida, reduzindo a transmissão de gotículas em 90% ou mais, em comparação com a ausência de cobertura facial.
Máscaras de algodão, feitas à mão, forneceram uma boa cobertura, eliminando de 70% a 90% das gotículas expelidas pela fala. Por outro lado, as bandanas dobradas apenas reduziram as gotículas perdidas em cerca de 5%.
As máscaras N95 com válvulas – projetadas para ambientes industriais em que a expiração do usuário é menos importante do que o que ele inspira – tiveram um desempenho quase igual às máscaras de algodão, em termos de quantidade de spray transmitida.
FONTE: