Terceira dose da vacina contra COVID-19 é liberada para todos acima dos 18 anos
Brasil expande vacinação com dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos. É necessário que a pessoa tenha tomado a segunda dose ou a dose única de imunizante anticovid há pelo menos cinco meses.
Estudos científicos e monitoramentos da aplicação das vacinas explicam que, apesar da eficácia comprovada das vacinas contra o vírus e suas variantes, pode existir uma queda do nível de proteção vacinal ao longo do tempo.
O Ministério da Saúde anunciou que as pessoas que tomaram a vacina da Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, precisarão tomar uma segunda dose do imunizante após dois meses da primeira dose. O reforço para essas pessoas também será feito cinco meses após o esquema vacinal completo.
O Ministério da Saúde explica que será priorizada a imunização heteróloga, que é feita com um imunizante diferente do que foi aplicado nas outras duas doses. Segundo eles, há uma preferência pela vacina da Pfizer, mas também podem ser usadas vacinas da Janssen ou da AstraZeneca. Além do Brasil, Alemanha, França e Israel já optaram pela aplicação da terceira dose do imunizante contra a Covid-19. Países como Estados Unidos e Chile também estão adotando medidas semelhantes.