Sal com baixo teor de sódio pode prevenir derrame
Substituir o sal por uma alternativa com baixo teor de sódio pode ajudar a reduzir o risco de acidente vascular cerebral em pessoas com pressão alta ou acidente vascular cerebral anterior, de acordo com uma pesquisa realizada em ensaio aberto, randomizado por cluster publicada no New England Journal of Medicine.
Os pesquisadores explicam que a busca por substitutos do sal, que não possuem o cloreto de sódio é uma ótima opção para a diminuição da pressão arterial e possíveis problemas cardíacos. Além disso, também pode ajudar no tratamento de pessoas com hipercalemia e doença renal crônica, levando a arritmias cardíacas e morte súbita.
Os participantes que participaram da intervenção receberam um substituto gratuito do sal (cerca de 75% de cloreto de sódio e 25% de cloreto de potássio) como um substituto para o sal comum e foram aconselhados a usá-lo para cozinhar, temperar e conservar alimentos. Eles também foram encorajados a usar o substituto do sal com mais moderação do que antes, para maximizar a redução do sódio.
Os desfechos secundários, eventos cardiovasculares maiores (acidente vascular cerebral não fatal, síndrome coronariana aguda não fatal, morte vascular), foram reduzidos com substituto do sal, assim como a mortalidade total. Em relação à segurança, não houve aumento do risco de eventos adversos graves atribuídos à hipercaliemia clínica com substituto do sal em comparação ao sal regular.