Ingestão de ácidos graxos pode diminuir variabilidade do humor

Ajustar a ingestão de ácidos graxos pode ajudar com a variabilidade do humor em transtornos bipolares. Os resultados dos ensaios clínicos publicados no Bipolar Disorder mostraram que uma dieta projetada para alterar os níveis de ácidos graxos específicos consumidos pelos participantes pode ajudar os pacientes a ter menos variabilidade em seu humor. O objetivo do estudo foi observar se intervenções dietéticas específicas poderiam ajudar os pacientes com variabilidade de humor entre os episódios de variação de humor.

Os pesquisadores criaram uma dieta para alterar os níveis de ácidos graxos poliinsaturados específicos - nutrientes encontrados em muitos alimentos - que os participantes consumiam enquanto participavam dos cuidados habituais para transtornos bipolares, incluindo medicamentos para estabilizar o humor. A dieta experimental diminuiu o consumo de ácidos graxos ômega-6, limitando a carne vermelha, ovos e certos óleos, e aumentou o consumo de ácidos graxos ômega-3, adicionando sementes de linho e peixes gordurosos como atum e salmão.

No futuro, a equipe de pesquisa continuará avaliando como os metabólitos dos ácidos graxos podem afetar a dor nos transtornos bipolares. Eles esperam fazer recomendações dietéticas sólidas e científicas para pessoas com transtornos bipolares que possam ser implementadas mais facilmente em suas vidas diárias.

Fonte: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bdi.13112