Nanossistema pode melhorar o tratamento de melanoma

Nanossistema pode melhorar o tratamento de melanoma-FB.jpg

Pesquisadores desenvolveram um sistema inovador de entrega de drogas nanotecnológicas que aumentam a eficácia do tratamento para o melanoma agressivo do câncer de pele. O estudo publicado na Advanced Therapeutics  explicou que o nanocarreador é um polímero biocompatível e biodegradável, que compreende unidades repetitivas de ácidos glutâmicos. 

Além disso, esse sistema embala dois medicamentos pertencentes a famílias diferentes com eficácia comprovada para o tratamento do melanoma: inibidores BRAF (Dabrafenib) e inibidores MEK (Selumetinib, aprovado para uso em crianças com neurofibromatose tipo I). Os pesquisadores acreditam que ao direcionar esses medicamentos, eles atacarão as células cancerosas com força e simultaneamente de diferentes direções, podendo atrasar ou até mesmo prevenir a aquisição dessa resistência aos medicamentos.

O sistema foi testado em  um modelo de melanoma em camundongo, e mostrou resultados promissores. O nanocarreador entregou os dois medicamentos ao tumor e os liberou lá simultaneamente em quantidades cerca de 20 vezes maiores do que aquelas que chegam ao tumor quando doses semelhantes dos mesmos medicamentos são administradas independentemente. Além disso, o efeito terapêutico alcançado pelos medicamentos administrados pelo nanocarreador durou duas a três vezes mais em comparação com um grupo de controle e um grupo tratado com medicamentos gratuitos.

De acordo com os pesquisadores, isso significa que a nova plataforma permite dosagens muito mais baixas - cerca de um terço da dose exigida em coquetéis de drogas regulares. O tratamento como um todo também é mais seguro e eficaz. Se necessário, a nova abordagem permite dosagens que são muito maiores do que a dosagem máxima permitida nos métodos atuais, aumentando ainda mais a eficácia do tratamento.

Fonte: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/adtp.202070017