Resultado falso negativo para COVID-19
Pesquisadores descobriram que existe uma chance maior de 1 em cada 5 testes de reação em cadeia da polimerase com transcriptase reversa (RT-PCR), utilizado para detectar o SARS-CoV-2, darem resultado falso negativo.
O estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine analisou sete estudos publicados anteriormente sobre o desempenho da RT-PCR, e alertou que o valor preditivo desses testes nem sempre geram resultados precisos, e o momento do teste parece ter grande importância na precisão.
Os resultados da pesquisa apontaram que a probabilidade de um resultado falso negativo diminui de 100% no dia 1 de ser infectado para 67% no dia 4. A taxa de falso negativo diminuiu a 20% no dia 8 (três dias após uma pessoa começar a sentir sintomas).
Os pesquisadores também descobriram que no dia em que uma pessoa começou a sentir sintomas reais da doença, a taxa média de falsos negativos era de 38%. Além disso, a taxa de falsos negativos começou a aumentar novamente de 21% no dia 9 para 66% no dia 21.