Como aumentar sua imunidade com alimentos no café da manhã?

Durante o período de isolamento social que o mundo está vivendo devido a pandemia do Coronavírus é normal as pessoas ficarem mais estressadas, com medo, tristeza e as suas rotinas bagunçadas. O estresse físico e mental pode contribuir para a queda da imunidade e comprometer a saúde física e mental. Pensando nisso, as coordenadoras do curso de especialização em Nutrição na prática do consultório da PUC-Rio, Luciana Sarmento e Larissa Cohen, possuem algumas recomendações para cuidar da sua saúde e alimentação durante esse período.
A alimentação no café da manhã é importantíssima para começar o dia bem. Por isso, as professoras recomendam:
• Para começar o dia hidratando o cérebro e o corpo, beba um copo de água em jejum e esprema um limão na água. O limão é fonte de vitamina C e vai contribuir para melhorar a imunidade.
• A ingestão de suco verde no café da manhã ajuda a fortalecer o corpo e combater o cansaço. Misture folhas como: couve, espinafre, agrião ou rúcula; com frutas como: laranja, limão, maçã, pera ou abacaxi. Adicione gengibre e/ou hortelã, água e bata tudo no liquidificador. Caso você não tenha folhas e frutas frescas, faça o suco com polpa de fruta congelada e fibras como farinha de chia, farinha de linhaça ou aveia.
• O ovo pela manhã também é um aliado na imunidade, pois possui vitamina D na gema.
• O iogurte é outro alimento que ajuda a proteger sua imunidade, a partir da modulação da saúde intestinal. Outras fontes de probióticos, assim como o iogurte, são os leites fermentados, kefir, kombucha, tempeh e missô, que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais que entregam no domicílio.