Outubro Rosa na MEDPUC
por Isabelle Bernardes
No dia 21 de outubro foi realizada uma roda de conversa sobre os mitos do câncer de mama na Casa da Medicina da PUC-Rio. A oncologista Dra. Sabrina Chagas, o decano do CCBS Prof. Hilton Koch e a presidente da ADAMA Dra. Thereza Cypreste participaram da conversa que estimulou as mulheres presentes a se cuidarem mais e não abrirem mão dos exames preventivos.
De acordo com a mastologista Thereza Cypreste, a mulher é caracterizada historicamente como cuidadora. Ela cuida de toda a família, trabalha e no fim do dia não sobra nenhum momento para se cuidar. A mulher acaba adiando seus exames preventivos por causa dos afazeres do dia a dia. Porém, a médica ressaltou que para cada homem diagnosticado com câncer de mama existem 100 mulheres acometidas pela doença. Ou seja, essa é uma luta feminina que todas devem se ajudar para vencer.
É recomendado que toda mulher faça a mamografia anualmente a partir dos 40 anos. As médicas ressaltaram a importância de examinar a mama durante o preventivo. “Às vezes, durante a consulta, a ginecologista pode acabar esquecendo de examinar a mama, por isso é função de toda mulher se policiar e solicitar ao médico que a examine”, pondera Dra. Cypreste. A oncologista Sabrina Chagas explicou que a importância da prevenção e do diagnóstico precoce está no desenvolvimento do tumor: “Quando o nódulo maligno possui no máximo 1cm ele possui 95% de chance de ser curado”.
Além de prevenir com os exames de rotina, é importante que todas as mulheres consigam manter alguns hábitos que podem ajudar a diminuir em até 30% o risco de desenvolver câncer no geral, como por exemplo, não fumar, prevenindo o câncer de pulmão, de cabeça e pescoço e o câncer de mama; a vacina do HPV, para prevenir o câncer de colo de útero; além de exercícios físicos e alimentação saudável diariamente, evitando a ingestão de álcool.
Durante a roda de conversa as médicas ressaltaram a importância de um tratamento multidisciplinar para o câncer de mama. É preciso um acompanhamento de diferentes profissionais, como por exemplo, fisioterapeuta para ajudar na mobilização dos braços e ombros e nutricionista para auxiliar na alimentação baseada na nova necessidade daquele paciente.
Gravidez
É possível que uma mulher seja diagnosticada com câncer de mama durante a gestação e sua detecção precoce é mais difícil do que nos outros casos. Normalmente, durante a gravidez surgem nódulos de leite, o que acaba mascarando um possível nódulo cancerígeno durante o autoexame. Os tratamentos utilizados são os mesmos, porém não pode ser utilizado a radioterapia.
Homens
1% dos canceres de mama são diagnosticados em homens e é mais comum que sejam canceres mais avançados, visto que eles não fazem o autoexame com frequência. O tratamento do câncer masculino é o mesmo do feminino. As médicas ressaltaram a importância do autoexame masculino e de buscar informação sobre os possíveis problemas encontrados.
Casos na família
Toda mulher a partir dos 40 anos deve fazer anualmente a mamografia. Caso na família haja algum caso de câncer de mama com idade muito baixa, a mulher precisa começar a fazer o exame antes do tempo esperado. Por exemplo, a mulher descobriu o câncer de mama com 43 anos, consequentemente sua filha precisará começar a prevenção com 33 anos. Essa regra dos 10 anos a menos para início do tratamento se aplica somente a familiares de primeiro grau, ou seja, pai ou mãe com câncer de mama, irmão ou irmã e filho ou filha.
A oncologista Sabrina Chagas ressaltou a importância do autoexame e da mamografia a partir dos 40 anos, pois segundo ela, apenas 10% dos pacientes com câncer de mama possuem histórico familiar.
MITOS E VERDADES:
Sutiã preto causa câncer de mama?
Nenhum tipo de sutiã pode causar câncer de mama.
Só pode tratar o câncer com quimioterapia?
Quanto mais cedo o tumor é diagnosticado e menor ele é, menores são as chances de fazer a quimioterapia. Hoje em dia existe uma gama de remédios que podem tratar esse tipo de câncer, porém o que determina o tipo de tratamento é a evolução que aquele câncer possui.
Mulheres que menstruam muito cedo possuem maior chance de ter câncer de mama?
Mulheres que menstruam por muito tempo ou que começaram a menstruar muito novas são expostas por mais tempo aos hormônios femininos, logo podem ter o risco um pouco aumentado.
Cisto pode virar câncer?
Cistos e miomas não podem se transformar em câncer. No caso de pólipos é preciso retirá-los e avaliá-los.
https://www.youtube.com/watch?v=T4UpG8zClSA
Confira o vídeo sobre a roda de conversa.