Atendimentos médicos: benefícios para médicos e pacientes

Endocrinologia-na-Mostra-PUC.jpg

por Letícia de Oliveira

Testes de glicemia capilar e cálculo do índice de massa corpórea movimentaram o segundo dia da XVI Mostra PUC. PA?s-graduandos e professores de Endocrinologia da Escola Médica de Pós-Graduação (EMPG) da PUC-Rio atenderam o público que visitava o evento. O coordenador do curso e vice-diretor da EMPG, Prof. Walmir Coutinho acredita que os atendimentos têm um importante papel na prevenção de problemas graves: "A ideia é ajudar as pessoas a identificar fatores de risco que possam leva-las a situações de doença. No caso da Endocrinologia, medimos a altura, o peso, o IMC e a glicose e com essas informações podemos dizer se o paciente tem risco de ficar diabético, por exemplo". Quase todos os anos são identificados casos de diabetes nos testes feitos no evento: "É uma questão de prevenção e educação", completa Coutinho.

A Dra. Paula Chimelli, aluna do curso de Endocrinologia da EMPG, vê nos atendimentos da Mostra PUC uma chance de destacar a importância da atenção básica à saúde. "É importante porque passamos um dia vivenciando a parte de atenção primária, aferindo a pressão arterial e a glicemia e assim vendo se existe algum problema para ser encaminhado a outro profissional". A estudante acredita que a detecção inicial de problemas é essencial e deve ser mais enfatizada.

A pós-graduanda em Dermatologia. Dra. Samantha Amarito vê os atendimentos como uma troca com os pacientes. "O principal é conseguir fazer um trabalho de prevenção e conscientização". Para ela, a Mostra PUC é uma oportunidade de entrar em contato com alunos e profissionais de outras áreas.

Segundo Andréa Martins, auxiliar de enfermagem responsável pela medição de glicose no evento, os atendimentos são essenciais, porque muitas pessoas não conhecem os próprios problemas de saúde. "Ano passado, por exemplo, tivemos quatro casos de pessoas aqui na PUC que estavam com a taxa de glicose muito alta e não tinham o menor conhecimento. Essas campanhas são sempre muito importantes. Alguns fazem o teste só por curiosidade e acabam descobrindo um problema grave'.