Criado gel que estanca sangue em segundos
por Thays Viana
Joe Landolina de 22 anos de idade, é fundador e CEO da empresa Suneris, que pretende comercializar uma invenção que pode revolucionar a medicina. Com 17 anos, quando ainda cursava o ensino médio, Joe criou uma substância gelatinosa batizada de VetiGel, responsável por acelerar o efeito da coagulação do sangue. Esse gel é feito com polímeros à base de algas, e foi produzido no auge de sua adolescência no laboratório amador de seu avô.
Landolina é ítalo-americano e nasceu em Nova Iorque. Quando criança aprendeu sobre química no laboratório de seu avô, se formou em Pine Bush High School, em 2010. Em 2015, recebeu seu diploma de bacharelado em engenharia química e biomolecular e o de mestrado em engenharia biomédica pela universidade de Nova Iorque. Durante sua faculdade, o gel foi aprimorado e inscrito em uma competição de negócios, que apesar de concorrer com alunos formados e professores, ficou em segundo lugar.
Ao ser aplicado em um ferimento, o gel consegue estancar o sangue em menos de 12 segundos, ou seja, qualquer hemorragia externa consegue ser bloqueada com eficácia em tempo recorde. Além disso, o VetiGel age como acelerador da recomposição normal do local ferido, servindo como produção natural de fibrina do corpo, por isso pode ser removido alguns minutos após a sua composição.
Através de sua empresa Suneris, o jovem foi autorizado a comercializar seu produto no mercado de medicina veterinária. Os animais que sofreram testes passaram por observações redobradas. O VetiGel já está sendo vendido como um kit de cinco seringas de 5 ml cada pelo valor de US$ 150, cerca de R$ 600,00. O uso em humanos ainda depende da aprovação de órgãos reguladores, apesar dos testes já terem sido realizados, ainda requer observações para verificar se algum efeito colateral será relatado. Esse processo pode demorar cerca de um ano, assim que aprovado, o gel será aplicado primeiramente nas áreas militares e de atendimento emergencial.