Alunos da PUC-Rio ganham prêmio máximo no Hacking Health
Check in da Saúde foi o aplicativo que ganhou o primeiro lugar no Hacking Health do Rio de Janeiro. Com o objetivo de agilizar o atendimento nas emergências dos hospitais, o aplicativo foi desenvolvido por cinco programadores e dois profissionais da área da saúde, os médicos Isabela Braga e Ricardo Steffen, ambos ex-alunos do curso de Formação Docente da MEDPUC.
Através do aplicativo, o paciente ou acompanhante poderá localizar o hospital mais próximo que atende emergência e traçar uma rota para o local informando o tipo de locomoção: ônibus, carro ou a pé. Enquanto se desloca para o local, o paciente já insere seu código do plano de saúde que é automaticamente acionado para que o atendimento seja autorizado antes da sua chegada ao hospital. É possível também inserir informações para uma pré-triagem, com os principais sintomas.
Tais informações agilizam o cadastro podendo tomar apenas 10 segundos depois que o paciente chega ao hospital. O aplicativo ainda possui uma tecnologia de identificação facial capaz de garantir a integridade do cliente e substituindo a necessidade da assinatura em papel. “Essa economia de tempo é muito importante. Quem está enfartando, por exemplo, não pode esperar nem dez minutos. Tem que ser atendido rapidamente”, ressalta uma das criadoras do aplicativo, Dra. Isabela Braga.
O evento aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2017, e contou com a participação de mais de 100 profissionais das áreas de saúde, tecnologia, design e empreendedorismo. Foram desenvolvidos 29 projetos inovadores para a melhoria da saúde pública, do esporte e do ambiente de trabalho, mas apenas sete foram premiados.
O “Portal SuperAção”, que leva apoio emocional online para pacientes com câncer e seus familiares em todo Brasil, e o “Healthfy, game da saúde”, plataforma que aplica a metodologia de Coaching de Saúde multidisciplinar estimulando mudança de hábitos de vida mais saudáveis, foram alguns dos projetos premiados.